','

' ); } ?>

Iluminação de Guarda-Roupas

Está planejando um novo armário ou precisa de mais luz para o seu atual? Seja qual for o seu caso, vamos ver qual a melhor maneira de iluminar seu guarda-roupa!

Existem duas formas de iluminar um guarda-roupa: com luminárias externas ou internas. Você pode optar por uma, por outra, ou pelas duas.

A melhor opção para o seu caso vai depender se você está fazendo obra, só trocando de armário, ou só quer iluminar seu armário atual.

Continue lendo para saber mais sobre:

Iluminação externa

Se você estiver refazendo toda a iluminação do ambiente, fica mais fácil e barato prever uma iluminação externa, no teto.

O segredo é posicionar um spot direcionado para cada módulo, bem próximo da porta (de 30 a 50cm).

Se o guarda-roupas tiver portas de abrir e a luminária não for embutida, fique atento à largura da porta para posicionar o spot num ponto que a porta não alcance ao ser aberta.

Guarda-roupa iluminado com spots em trilho

Iluminação interna

Quando a marcenaria é feita independente de outras reformas, uma solução que pode ser mais fácil do que posicionar luminárias no teto é ter iluminação dentro do próprio armário.

Se na parede onde o armário vai ficar houver um ponto elétrico, o marceneiro já consegue instalar um sistema de LED. Para quem não está fazendo obra, vai ser mais prático puxar esse ponto da parede do que reposicionar as luminárias do teto.

A desvantagem é que nesse caso você precisa de muito mais luz, já que a luz vem de dentro do próprio armário, e assim as próprias divisórias do armário impedem a passagem da luz de uma parte para outra.

Assim, você precisa ter a fita de LED colocada em cada parte, e isso vai acabar ficando mais caro.

Guarda-roupa iluminado com fita LED embutida

Para quem está fazendo obra, quer um armário super iluminado e tem um orçamento mais folgado, melhor ainda. Por que não fazer tanto a iluminação externa quanto a interna?

Confira o índice de artigos sobre armários para aprender sobre medidas ideais, portas de correr ou de abrir, acabamentos possíveis e outros assuntos.

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.