','

' ); } ?>

Qual a Diferença Entre Torneira, Misturador e Monocomando de Banheiro?

Antes de comprar torneira de banheiro, você precisa definir duas coisas:

  • Se a torneira será instalada na parede ou na bancada. Se ainda não souber, dá uma olhada aqui.
  • Se você vai ter água quente na torneira, e se sim, como ela será misturada. É sobre que isso que vou falar neste artigo.

É super importante decidir essas características da torneira antes de fazer a obra, porque isso vai determinar os pontos de água que você deve prever e onde.

A escolha também vai fazer bastante diferença na decoração do seu banheiro e na praticidade do seu dia-a-dia. Então vamos ver a diferença entre os três modelos?

Torneira

Da torneira só sai água fria. Ela tem um único ponto de água.

Torneira de banheiro de mesa
Torneira de mesa
Torneira de banheiro de parede
Torneira de parede

Misturador

O misturador tem duas entradas, uma de água fria e uma de água quente, e você pode abrir os dois registros na medida que quiser para misturar a água na temperatura ideal.

A água quente pode vir de um aquecedor a gás ou solar, que aquece a água para a casa inteira, ou de um aquecedor elétrico instalado abaixo da bancada.

Misturador de banheiro de mesa
Misturador de mesa
Misturador de banheiro de parede
Misturador de parede

Monocomando

O monocomando é um tipo de misturador que só tem um registro.

Esse registro abre em dois sentidos diferentes. Em um você controla a quantidade de água, e no outro a temperatura.

Monocomando de mesa de banheiro
Monocomando de mesa

Qual modelo é melhor para o seu banheiro?

A primeira decisão a tomar é se você vai ter água quente na pia ou não, é claro. No Brasil, a maioria das casas não têm, porque não faz frio na maior parte do país. Mas se onde você mora chega a fazer muito frio, água quente na pia vai tornar seu inverno mais agradável.

Estude o que será necessário para providenciar o ponto de água quente. Você tem algum tipo de aquecedor para a casa toda, ou os chuveiros são elétricos?

No caso de um aquecimento central, considere o custo e o trabalho de passar a tubulação de água quente até o local da pia. Se não tiver, considere o custo e a instalação do aquecedor elétrico (Cardal ou similar).

Se, depois de ponderar essas questões, você decidir por ter água quente, só resta a dúvida: misturador ou monocomando?

O monocomando é mais prático porque você pode ajustar a temperatura uma vez só e deixar o registro naquele ângulo, de forma que quando você abrir a água de novo, a temperatura já vai estar ajustada.

Com o misturador, você vai ter que ajustar a temperatura toda vez, abrindo os dois registros e procurando o ponto ideal. O que é um pouco chato porque lavar as mãos deveria ser uma missão rápida, né?

Porém, se seu ponto de água for na parede, o monocomando vai ser mais complicado e caro de instalar, porque a parte que mistura a água precisa ser embutida na parede.

O monocomando de mesa é mais simples, porque essa parte fica embaixo da bancada.

Espero que esse guia tenha tirado todas as suas dúvidas e ajudado a escolher a torneira, o misturador ou o monocomando certo para o seu banheiro!

Não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de banheiro ou explore outros ambientes.