Como Escolher o Microondas Ideal Para Sua Cozinha
O microondas é um item que traz facilidade e rapidez para a rotina.
Mas escolher e comprar o melhor modelo para você pode parecer complicado, pois existem inúmeras opções, com funções diferentes.
Qual a potência ideal? E o tamanho? Quais as funções indispensáveis? Devo escolher um modelo de embutir ou de apoiar em um nicho ou suporte?
E os preços? Como escolher um microondas barato, mas que tenha tudo que eu preciso?
Para te ajudar nessa missão, montei um guia completo para esclarecer cada um dos assuntos que você deve levar em consideração na hora de comprar um microondas.
Continue lendo para saber mais sobre:
Tipos de microondas: de apoio em suporte ou de embutir
São basicamente dois tipos de forno microondas. Essa classificação é de acordo com o lugar onde o aparelho vai ser instalado ou apoiado.
Microondas de apoio
É o mais comum e prático, pois não requer instalação. O aparelho é apenas apoiado na bancada, no armário, em um suporte, em uma prateleira ou em um nicho.
Microondas de embutir
Pensados exclusivamente para os armários planejados, esses modelos criam um visual mais moderno, organizado e elegante.
Eles precisam de um nicho específico e de uma saída de ar que proporcione a ventilação necessária.
Esse tipo é geralmente instalado junto com um forno de embutir, a uma altura confortável para o uso, em uma torre de marcenaria.
Seja qual for o tipo escolhido, verifique as medidas do aparelho e as distâncias que você precisa deixar de cada face dele até o que estiver em volta, para garantir a ventilação adequada.
Você encontra essas informações no manual que vem com o produto e também fica disponível no site do fabricante.
Veja como planejar o posicionamento do microondas na marcenaria no artigo sobre armários de cozinha).
Como escolher a capacidade ideal para o microondas?
Depois de definir o tipo que você vai querer, vamos definir a capacidade, ou seja o tamanho do microondas que vai atender as necessidades da sua família.
Os modelos disponíveis no mercado vão de 13 a 60 litros. Vou mostrar qual o público alvo para cada capacidade e você vê em qual você se encaixa, ok?
- 13 a 17 Litros: são os modelos mais compactos, ideais para tarefas simples e rápidas, para quem tem pouco espaço e/ou até duas pessoas.
- 21 a 29 Litros: capacidade média, para usos mais frequentes e dá para preparar receitas maiores e mais elaboradas. Ideal para famílias com até 4 pessoas.
- Acima de 30 Litros: modelos grandes, para atender mais pessoas (acima de 5). Nesses modelos cabe quase tudo, por exemplos grandes refratários.
Além das necessidades da sua família, pense também no tamanho da sua cozinha. Coordene a escolha do micro com o planejamento dos seus armários, e tenha cuidado para não comprar algo grande demais para a sua cozinha.
Lembre-se também que quanto menor o microondas, mais barato ele vai ser.
Como escolher a potência do microondas?
Entre as opções de modelos do tipo e com a capacidade que você escolher, você ainda vai encontrar variações de potência. O que é isso e como escolher?
Trata-se da eficiência do produto: quanto maior a potência, mais eficiente é o aparelho na hora de aquecer o alimento, tornando mais rápido o processo. A potência varia de 700w a 1500w (watts).
Pense primeiro no uso que você pretende fazer desse aparelho. Você deseja apenas aquecer alguns alimentos? Ou descongelar e preparar alimentos?
Se você pretende usar o microondas apenas para esquentar uma pequena quantidade de alimentos ao longo do dia, não é necessário o investimento em um modelo com potência alta, os mais básicos, com 700w a 800w vão ser suficientes.
Mas se sua pretensão é usar com mais frequência e para funções mais demoradas, é recomendado investir em um modelo mais potente, de 900w para cima.
É bom lembrar que quanto maior a potência, maior o preço do aparelho e maior o consumo de energia. Logo, a potência do modelo escolhido tem que casar com seu orçamento.
Alguns microondas vêm com níveis de potência. O usual é até 5 níveis que variam entre baixo, médio e alto. Quem define qual potência vai ser utilizada é você!
As potências mais baixas são usadas para aquecer alimentos, as médias para assar e as altas para descongelar ou cozinhar.
Leve sempre em consideração o tamanho do alimento a ser preparado, isso influencia na potência a ser utilizada, ou seja, se você quer descongelar um pedaço pequeno de algum alimento, não é necessário utilizar a potência alta, por exemplo.
Consumo de energia
O consumo de energia é outro quesito importante para se levar em conta, pois a longo prazo pode pesar no seu bolso. Então é essencial escolher um microondas de baixo consumo para economizar na energia elétrica!
Cheque a classificação do produto na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do INMETRO para escolher um aparelho com baixo consumo de energia, sempre algum que tenha nota A ou B.
Como já vimos, quanto maior a potência do microondas, maior vai ser o consumo de energia. Outra dica para não levar um susto na hora que a conta de luz chegar é usar o microondas apenas quando necessário, sem exageros e deixar na potência baixa sempre que possível.
Funções
Se você já começou a pesquisar sobre microondas, já deve ter percebido que há uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, cada um com uma função diferente. E talvez já tenha reparado que, quanto mais funções, maior o preço do aparelho.
Essas diferentes funções são uma das formas das marcas se destacarem da concorrência. A maioria você provavelmente nunca vai usar, e acaba pagando mais caro por isso. Veja quais são as principais funções disponíveis, pense em quais realmente vão facilitar o seu dia a dia, e dispense o resto.
- Grill: Serve para gratinar os alimentos;
- Convecção: Tipo de cozimento por fluxo de ar quente;
- Auto-cozimento: O microondas calcula quanto tempo deve demorar para cozinhar, através do peso da comida que você mesmo informa;
- Auto-degelo:O microondas calcula quanto tempo deve demorar para desgelar ou descongelar, através do peso da comida que você mesmo informa;
- Pizza: Assar ou aquecer a pizza;
- Vegetais: Cozinha este tipo de alimento de forma rápida e saudável;
- Níveis de potência: Falamos sobre no tópico de potência;
- Quick Minute: Botão fácil que adiciona um minuto a mais para o que você está cozinhando;
- Manter aquecido: Recurso de manter o alimento morno, útil para quando você vai servir o alimento daqui a alguns minutos;
- Child Lock: O bloqueio para segurança de crianças impede o uso do aparelho;
- Favoritos: Essa função salva o tempo e a potência ideais para uma receita.
Essas são apenas as funções mais conhecidas. Existem muitas outras, fique ligado para não pagar a mais pelo que não vai utilizar.
Acabamentos
Depois que você definir todos os critérios acima de acordo com a sua necessidade, você pode escolher, entre as opções que sobrarem, o que achar mais bonito e couber no orçamento! Quais são as cores e acabamentos disponíveis?
Existem diversos modelos disponíveis, mas as cores são bem limitadas. Você consegue encontrar com facilidade modelos em branco, preto, cinza, prata, inox e espelhados.
Todas as cores são neutras e combina-las com a sua cozinha não vai ser um problema. Os modelos de inox são mais elegantes por não terem cara de plástico, logo são mais caros.
E aí? Já sabe como escolher o microondas ideal para você? Espero que esse artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas!
Agora não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de cozinha ou explore outros ambientes.