Materiais e Acabamentos Para Estantes
Está planejando uma estante nova para sua sala ou quarto?
Já falamos aqui sobre as vantagens e desvantagens de comprar um modelo pronto ou de fazer sob medida. E aqui, ensinamos as medidas ideais.
Agora vamos ver o que falta para completar o projeto da sua estante perfeita: as possibilidades de materiais e acabamentos.
Continue lendo para saber mais sobre:
Materiais para estantes
Os materiais mais utilizados na fabricação de estantes são madeira, aglomerados de madeira como MDF ou MDP e aço.
A madeira era o material mais usado tradicionalmente, devido a sua durabilidade, beleza e aparência natural e aconchegante.
Porém, hoje em dia é mais comum o uso do MDF, mais ecológico, leve e barato, que pode ser revestido com madeira, apresentando o mesmo resultado estético da madeira maciça. Ou pode ser revestido com outros materiais, que veremos a seguir.
O aço tem as vantagens de ser mais fácil de limpar, mais resistente à água (desde que pintado com tinta adequada) e não ter problema de cupim. Essa praticidade é o que torna o material o mais usado em escritórios e fábricas.
Seu aspecto mais industrial não foi o favorito na decoração residencial por muito tempo, mas hoje em dia as estantes de aço são incorporadas em muitas decorações interessantes.

Hoje em dia, também existem peças mistas, com estrutura metálica e prateleiras de madeira.

As resistências dos materiais são semelhantes. Em todos os casos, a resistência vai variar de acordo com a espessura das peças utilizadas.
A variação de peso que uma estante pode suportar é enorme, então fique atento para as informações dos fabricantes e escolha um modelo adequado para o peso do que você pretende colocar nela.
Quanto ao preço, você pode encontrar modelos bem baratos nos dois materiais. As estantes de aço em geral são bem baratas, enquanto que as de madeira têm uma variação grande dependendo do acabamento e do design.
Acabamentos e cores para estantes
As estantes de MDF têm diversas possibilidades de acabamentos: folha de madeira natural, laminado, laca…
A folha de madeira é uma opção mais cara, que dá aconchego e sofisticação a qualquer espaço, e contrasta muito bem com as paredes brancas, dando mais destaque à estante.

O laminado é uma opção mais econômica e está disponível em uma boa variedade de cores.

A laca, além de ser bem mais cara que o laminado, arranha e lasca com facilidade. É um acabamento atraente, por ser super liso e brilhante, mas que dá trabalho no dia-a dia, porque é necessário todo o cuidado na limpeza e na movimentação de objetos.

Se quiser economizar, compre um MDF que já venha com acabamento, e você não precisa investir em nenhuma material para revestir. Existem várias opções de cores e texturas disponíveis. Você vai economizar na mão de obra também.
No caso das estantes de aço, as únicas opções são o aço natural ou pintado.


A escolha da cor deve ser alinhada com o resto da decoração do ambiente. Móveis com cores neutras não têm erro porque combinam com qualquer cor que você queira colocar nas almofadas, tapetes, quadros, etc.
Cores claras são indicadas para ambientes pequenos, para deixar o visual mais leve. Mas nada impede que você opte por uma cor mais forte na estante, se quiser deixar o ambiente com mais personalidade e não tiver medo de enjoar.
E agora, ficou mais fácil decidir os materiais e acabamentos para a sua estante?
Agora não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.