','

' ); } ?>

Como Escolher Frigobar, Cervejeira ou Adega Climatizada

Está pensando em comprar frigobar, cervejeira ou adega climatizada para sua casa?

O frigobar é uma ótima opção para substituir a geladeira em casa pequenas, ou para complementa-la em casas grandes, pois permite ter bebidas geladas à mão sem ter que ir até a cozinha.

A cervejeira e a adega climatizada, além de ter a mesma praticidade do frigobar, têm recursos específicos para manter garrafas de cerveja e vinho nas temperaturas ideais.

E seja qual for o seu favorito, pode ter certeza de encontrar muitas opções de tamanhos para adequar o melhor modelo no seu ambiente, além de um design sempre bonito para integrar a decoração da sala, quarto ou qualquer outro ambiente.

Frigobar, cervejeira ou adega climatizada?

Afinal, qual a diferença entre esses três tipos de refrigerador? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

Frigobar

Talvez a melhor descrição para esse produto seja “minigeladeira”. Ele tem exatamente a mesma função que uma geladeira tradicional, ou seja, pode gelar comidas e bebidas.

Uma das maiores vantagens desse eletrodoméstico em relação a uma geladeira comum é a economia de espaço e energia.

A comodidade, praticidade e mobilidade são outras vantagens do frigobar, pois você pode colocá-lo em qualquer ambiente da casa, não ocupa muito espaço e você ainda pode investir em um modelo com rodinhas que pode ser levado de um ambiente a outro da casa sem muito esforço. 

Frigobar utilizado como geladeira
Frigobar sendo utilizado como geladeira em uma quitineteReprodução Histórias de Casa.
Frigobar retrô Brastemp preto embutido em aparador na sala
O frigobar retrô da Brastemp é um charme, e é o favorito na decoração de salas e quartos. Aqui o frigobar fica embutido em um aparador entre a sala de jantar e estarProjeto Porto Losasso Arquitetura via Casa de Valentina.

Cervejeira

A cervejeira é uma geladeira própria para cerveja e outras bebidas alcoólicas, pois gela mais e mais rápido que uma geladeira comum ou um frigobar.

É possível controlar exatamente a temperatura desejada, que varia entre 5º e -6º, mas sem congelar a cerveja.

A distribuição das divisões internas é pensada para latas e garrafas de cerveja, e alguns modelos têm um controle automático de estoque conectado a um aplicativo de celular. Pelo aplicativo, é possível saber o estoque, comprar mais cerveja e controlar a temperatura.

Cervejeira cinza na varanda
Cervejeira cinza na varanda. Projeto Bezamat Arquitetura via Casa Valentina.
Cervejeira amarela na varanda
Cervejeira colorida na varanda. Projeto Bianchi & Lima.

Adega climatizada

Feita para armazenar vinhos na temperatura adequada, a adega climatizada muda constantemente a temperatura e controla a entrada de luz e umidade. 

Adega climatizada embutida sob bancada na sala
Adega climatizada embutida sob bancada na sala. Projeto Iná Arquitetura via Casa Vogue.
Adega e frigobar embutidos em móvel na sala
Móvel na sala de estar com múltiplas funções embute adega e frigobar. Projeto Juliana Pippi.

Como comprar o modelo ideal?

Seja qual for a sua escolha entre frigobar, cervejeira e adega, como saber qual o melhor modelo para você?

O primeiro passo é definir o tamanho ideal. Existe um espaço determinado para o eletrodoméstico, ou você vai criar um móvel a partir das medidas do modelo escolhido?

Se esse espaço já existe, comece definindo as medidas máximas que ele pode ter e procurando modelos possíveis.

Se você ainda vai criar o móvel, compare os modelos e escolha um com a capacidade interna que preferir, observando também as diferenças de preço.

No caso de cervejeiras e adega, verifique quais são as funções disponíveis para controle de temperatura, estoque e proteção contra incidência solar.

Por fim, entre as opções possíveis, escolha o modelo que achar mais bonito e no estilo da sua decoração. Prefere uma cor mais neutra, chamando menos atenção para ele, ou uma mais chamativa? O eletrodoméstico pode ser o ponto de cor e charme do seu ambiente!

Como instalar?

Instalar qualquer um dos três eletrodomésticos é muito simples. Escolha uma superfície plana, sem incidência direta de luz solar, e de preferência longe de fontes de calor como fogão, churrasqueira e aquecedor.

Se não tiver alternativa e posicionar seu eletro ao lado de algum desses, ele ainda vai funcionar, mas vai consumir mais energia.

Em seguida, defina se prefere que ele fique livre, como se fosse uma mesinha, ou embutido em alguma bancada ou móvel. Aí é só criar a decoração que quiser em volta dele.

Se ajudar, veja nossos artigos sobre estantes ou bancadas de cozinha.

Frigobar retrô Brastemp roxo no escritório como mesa de apoio
Frigobar Brastemp no escritório. Em vez de embutir em um móvel, seu frigobar pode servir como mesa de apoio. Projeto Studio CZ.

Frigobar laranja embutido sob bancada em copa
Frigobar embutido sob bancada na copa. Um cantinho assim é ótimo para escritórios ou casas com dois andares.
Frigobar retrô Brastemp azul claro embutido em móvel na sala
Frigobar embutido no móvel da sala. Projeto Maurício Arruda via Revista Casa e Jardim.
Cervejeira e adega climatizada embutidas sob bancada na sala
Cervejeira e adega climatizada embutidas sob bancada na sala. Projeto: Studio Elen Saravalli.

E agora,ficou mais fácil escolher o eletrodoméstico ideal pra você? Qual o seu preferido? Um frigobar no quarto? Uma cervejeira na área de lazer? Uma adega climatizada cheia de bons vinhos? Ou todos juntos?

Não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.