Piso de Granilite na Sala: Vantagens e Desvantagens
Muito popular há décadas, o granilite é uma ótima opção de piso monolítico, durável, resistente e adequado para qualquer ambiente, inclusive a sala.
Feito a partir da mistura de massa de cimento com pedriscos, o granilite é finalizado com polimento, que deixa a superfície lisa, e aplicação de resina, que dá brilho e protege.
Quando a massa não é polida, é chamada de fulgê, mas esse tipo é mais adequado para áreas externas.

Os componentes da massa podem ter infinitas combinações diferentes. Você pode misturar pedriscos de tamanhos e cores diferentes com a massa de cimento em diversas cores.
Essa variedade pode dar ao granilite um aspecto mais moderno, que não remete tanto ao granilite clássico bege ou cinza dos halls e escadas de prédios antigos.
A espessura do granilite varia entre 1 e 1,5cm, dependendo do tamanho dos pedriscos.
Assim como em pisos de cimento queimado, o uso de juntas de dilatação plásticas ou metálicas no máximo a cada 1 metro minimizam o risco de trincar o piso. Fazer isso é muito recomendado em áreas grandes.


Vantagens do piso de granilite
- À prova d’água, pode revestir a casa inteira;
- resistente a tráfego maior, impacto, manchas e riscos;
- fácil de limpar;
- durável. quando bem cuidado, pode durar até 40 anos;
- se estiver danificado depois de um tempo, pode ser polido novamente e vai parecer novo.
Desvantagens do piso de granilite
- Você precisa contratar um profissional ou empresa especializada para a execução;
- a aplicação é demorada e envolve várias etapas, com alguns dias para secagem entre uma e outra. Durante todo esse tempo, é importante que nada mais seja feito na obra, para evitar que entre sujeira na massa;
- o preço alto, principalmente em áreas pequenas, pois as empresas costumam cobrar um preço mínimo independentemente da área;
- por ser um piso frio, é recomendado para regiões quentes. Em casas frias, considere outras opções de revestimento, ou evite o frio com tapetes em posições estratégicas;
- é uma superfície dura e lisa, podendo ser perigosa para crianças e idosos;
- para a manutenção, recomenda-se limpar somente com sabão neutro, pois ele não é resistente a produtos químicos. A aplicação de cera a cada 15 dias ajuda a proteger o piso, assim como a reaplicação da resina a cada 3 anos;
- não é possível refazer alguma área que tenha que ser quebrada sem ficar uma grande diferença aparente entre a parte nova e a existente.
E aí, já decidiu se o granilite é a melhor opção de piso para a sua sala, ou casa toda?
Se ainda estiver na dúvida, compare outras opções de revestimento de piso para salas, quartos e outras áreas secas.
Nesse artigo apresentamos vantagens e desvantagens de 9 materiais e falamos qual é mais adequada para cada caso.