Piso de Madeira: Tacos ou Assoalho, Tamanhos, Paginação
Está pensando em colocar piso de madeira na sala, quarto, ou mesmo na cozinha?
Ótima escolha, mas agora você precisa decidir algumas outras coisas: espécie da madeira, tamanho das peças, tipo de colocação e a paginação.
Neste artigo, vou esclarecer tudo isso, além das vantagens e desvantagens desse revestimento, os cuidados na instalação e com a manutenção do piso.
Continue lendo para saber mais sobre:
Vantagens e desvantagens
Clássico e lindo, esse revestimento valoriza qualquer ambiente, além de ser muito aconchegante.
Tanto visualmente, por ser um material natural, quanto fisicamente – a textura e a temperatura são mais agradáveis que a maioria das outras opções, sendo o revestimento favorito para salas e quartos.
Ela é também um material muito sólido e durável.
A grande desvantagem dessa opção é o preço. A madeira é bem mais cara que a maioria das outras opções.
As espécies variam de cores, durezas e preços. Existem inúmeras espécies usadas em pisos, mas elas variam muito dependendo da região.
E também dependem da disponibilidade do seu fornecedor, então o melhor caminho para decidir é pedir amostras das opções que ele tem e comparar os valores.
Tipos e tamanhos das peças
Piso de assoalho ou tábuas de madeira
As tábuas são peças compridas, pregadas ou aparafusadas no contrapiso, ou sobre uma estrutura de madeira, quando não há contrapiso.

Piso de taco de madeira
Os tacos são peças de madeira menores que são coladas no contrapiso.



Opções de paginação de piso de madeira
Assoalhos de madeira não oferecem opções de paginação. As tábuas, como são longas, são sempre colocadas lado a lado.
Já os tacos podem ser colocados de maneiras diferentes, formando padrões.



Cuidados na instalação de piso de madeira
É preciso considerar que a espessura da madeira costuma ser de cerca de 2cm (mas é sempre bom confirmar com o fornecedor), então ela não é ideal para ser colocada sobre outro revestimento.
No caso de contrapiso pronto, é preciso verificar o desnível que foi deixado. Se você for quebrar um piso existente e refazer o contrapiso, sem problemas. Verifique a espessura das peças escolhidas e deixa o rebaixo no contrapiso com essa medida.
Manutenção de piso de madeira
Outra fator de atenção é a manutenção: o piso de madeira deve ser tratado com carinho. Recomenda-se uma manutenção periódica com cera, e ter máximo cuidado ao mexer móveis de lugar ou receber muita gente.
Se depois de alguns anos o piso estiver danificado, ele pode ser lixado, calafetado (é o processo de passar aquela massinha fechando as juntas entre um taco e outro) e encerado de novo.
Mas isso não é tão barato, e tem um limite de vezes que pode ser feito. Cada vez que madeira é lixada, ela vai ficando mais fina.
A madeira não é super indicada para ambientes com água, mas ela tem alguma resistência. Se cai água no piso e você limpar imediatamente, não tem problema nenhum.
Mas se aquela água ficar ali por muito tempo, a madeira acaba estufando, e com isso os tacos começam a levantar.
Por isso você vê esse piso sendo usado em várias cozinhas, mas no Brasil a maioria das pessoas prefere um revestimento mais prático e mais resistente à água para poder lavar a cozinha.
E é isso! Agora você já sabe tudo que precisa para instalar um piso de madeira na sala, quarto ou na casa toda!
Não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.