Piso de Porcelanato em Salas e Quartos: Modelos, Tamanhos e Formatos
Até pouco tempo atrás, porcelanato era sinônimo de cores claras, brilho e juntas bem aparentes, com um rejunte que aos poucos vai escurecendo e aparecendo ainda mais.
Por isso, esse revestimento era usado na sala e nos quartos mais pelo preço baixo e pela praticidade (tanto na colocação, rápida e com um resultado sempre bom, quando na limpeza e manutenção no dia a dia).
Hoje a cena é bem diferente. Os modelos estão cada vez mais variados, e você tem excelentes opções para as salas e quartos.
O acabamento fosco ou acetinado, as texturas mais rústicas e os modelos retificados (que deixa elas mais juntinhas, com um rejunte quase imperceptível) tornam os modelos de porcelanato bem mais bonitos e aconchegantes.
E, embora os modelos com essas características sejam mais caros, ainda têm um bom custo-benefício comparado a outros tipos de piso.
Então vamos ver as opções de texturas e outros detalhes que variam entre os modelos?
Continue lendo para saber mais sobre:
Opções de texturas em porcelanatos
Como determinar o tamanho das peças
Escolha um tamanho de porcelanato proporcional ao espaço onde ele será instalado.
Se você vai colocar o mesmo material na casa toda, opte por um tamanho médio, que vai ficar bom tanto nos ambientes maiores, como a sala, quanto nos menores, como banheiros. Peças de 60×60 são uma boa escolha.
Se o porcelanato vai ser colocado em um ambiente muito grande, fica legal uma peça maior, como 80×80 ou 90×90.
O tamanho influencia muito no preço, tanto das peças quanto na mão de obra. Quanto maior a peça, mais trabalho o colocador tem. Então fique atento a esse assunto e já orce a mão de obra antes de decidir o tamanho.
Formatos de porcelanato
Existem também outros formatos de porcelanato além do quadrado e do retangular. Eles são uma forma ótima de ter um piso charmoso e diferente mesmo com cores neutras, que não brigam com o resto da decoração da sala.
Qual a diferença entre piso cerâmico e porcelanato?
Existem cada vez mais modelos de porcelanato disponíveis no mercado e menos de cerâmica. Então você tem bem mais variedade de texturas, tamanhos e formatos com o porcelanato.
A diferença é a forma como eles são feitos. Ambos são feitos de barro, mas o porcelanato usa uma argila mais densa e é queimado a uma temperatura mais alta.
Por isso, o porcelanato é mais durável, resistente, fácil de limpar e de manter que a cerâmica. E claro, mas caro também.
Portanto a única vantagem do piso cerâmico é o preço mais baixo. A não ser que você prefira uma cerâmica artesanal, com aparência mais irregular. Existem cerâmicas feitas a mão e modelos que não são polidos, mais naturais.
Porcelanato é o melhor revestimento de piso para sua sala?
Como vimos, a variedade de texturas, tamanhos e formatos não são um problema quando o assunto é porcelanato. Nem a preocupação com durabilidade, praticidade e manutenção.
Se você pretende ter o mesmo revestimento na casa toda, mais um motivo para escolher o porcelanato. Ele fica excelente em qualquer ambiente, inclusive na cozinha e nos banheiros.
Talvez a única desvantagem do porcelanato seja a temperatura. Por ser um revestimento frio, o porcelanato é mais indicado para lugares quentes. Onde faz muito frio, é interessante pensar em outra opção, ou driblar o frio colocando tapetes em lugares estratégicos.
Se ainda estiver em dúvida, veja aqui os 9 melhores revestimentos para sala, quarto e outras áreas secas.
E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.