','

' ); } ?>

Tipos de Abertura de Portas: de Abrir, de Correr, Camarão ou Sanfonada?

Vai comprar as portas para a sua obra e está definindo todos os detalhes?

O primeiro passo para escolher as portas é avaliar qual tipo de abertura funciona melhor para cada situação. Vamos ver as diferenças entre portas de giro (ou de abrir), de correr, camarão e sanfonada.

Fazer essa escolha com bastante cuidado é essencial para garantir a circulação ideal entre os ambientes.

Porta de giro (ou de abrir)

Esse é o tipo mais utilizado por várias razões.

Primeiro, pela sua capacidade de vedação superior a qualquer outro tipo. O sistema de encaixe da porta de giro no batente permite um ótimo isolamento acústico, térmico e de cheiro.

Segundo, devido à a simplicidade da montagem e ao uso de dobradiças simples, a porta de abrir é o tipo mais barato.

A porta de giro fica muito boa quando instalada no canto de um ambiente, de forma que a porta aberta fique paralela a uma parede, ou a um móvel ou armário que possa ser usado só quando a porta do ambiente estiver fechada.

Em ambientes maiores, em que a porta pode abrir 180º sem atrapalhar nada, ela também pode ser instalada no meio da parede sem problemas.

Tipos de abertura de portas - de giro ou abrir
A situação ideal: quando aberta, a porta fica paralela a uma parede. Projeto João Sodré e Juliana Braga via Histórias de Casa.

Tipos de abertura de portas - de giro ou abrir
Porta no meio do ambiente, em espaço grande, também funciona. Projeto INÁ Arquitetura.

Na hora de planejar a instalação, sempre considere a abertura para dentro e para fora, para a direita e para a esquerda, para ver qual dessas 4 possibilidades fica mais confortável.

Sempre que optar por portas de giro, fique atento para o lado de abertura na hora de comprar. Entenda o que significa “abertura para direita” e “abertura para esquerda”:

Lado de abertura de porta - esquerda e direita

Portanto, a porta de abrir é barata, bonita e de ótimo desempenho. Na maior parte dos casos, essa deve ser a melhor escolha para você.

Então quando optar por outro tipo? Sempre que a abertura da porta atrapalhar a circulação ou o acesso a algum móvel ou armário importante.

Se todas as alternativas de posicionamento de uma porta de giro forem atrapalhar consideravelmente a circulação ou o acesso a algo importante, é o caso de pensar em outro sistema de abertura.

Porta de correr

Para os casos em que não há espaço para uma porta de giro, a porta de correr pode ser uma boa opção.

Para que a porta de correr funcione, é preciso existir espaço de algum dos lados do vão para que a porta corra sem atrapalhar nada. Se não for esse o caso, precisamos buscar outra opção.

Tipos de abertura de portas - de correr
Nesse banheiro, uma porta de giro necessariamente atrapalharia a circulação ou o acesso à bancada do banheiro ou ao móvel da sala. A porta de correr foi possível por haver espaço para ela correr ao lado da pia.

As desvantagens desse tipo de porta são uma vedação um pouco pior e o custo mais alto.

Para melhorar o isolamento, você pode colocar uma “vassourinha” colada na porta e na parede, de forma que as duas se encostem quando a porta fecha. Mas mesmo com isso o isolamento ainda é muito menor que no sistema de giro.

Se optar pela porta de correr, um detalhe importante para pensar é se ela vai correr por fora da parede, por dentro, ou se você vai remover a parede e trocar por uma porta com duas folhas.

Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada opção nas legendas das imagens:

Porta de correr com roldana aparente
Porta correndo por fora da parede, com trilho com roldana aparente: essa opção pode ficar muito bonita, mas as desvantagens são o baixo isolamento termoacústico, já que a porta não encosta em um batente e fica um vão entre ela e a parede, e o custo alto do trilho e de uma porta mais nobre.
Porta de correr com trilho escondido em caixa de madeira
Porta correndo por fora da parede, com trilho comum escondido em caixa de madeira ou gesso: aqui o trilho em si é bem mais barato, mas entra o custo de execução da caixa. Nesse caso a porta encosta em um batente, o que melhora um pouco a vedação, mas ainda é muito inferior à porta de giro.
Porta de correr embutida na parede
Porta de correr embutida na parede: embora muita gente acredite que assim se ganha espaço, isso não é verdade, porque a parede tem que ser muito mais larga. São na verdade duas paredes de drywall (espessura mínima de 7cm) mais a espessura da porta no meio com uma folga de cada lado. A desvantagem é o custo alto da execução das duas paredes além da porta. A vantagem dessa solução é na verdade a melhora da vedação, pois além de chegar em um batente, a porta tem paredes dos dois lados para vedar com a vassourinha.
Porta de correr com duas folhas
Porta com duas folhas: a parede é demolida ao lado do vão da porta, do lado para onde ela corre, e são feitas duas folhas, que podem ser uma de correr e uma fixa. Com essa solução você ganha espaço, pois a porta toda fica dentro da largura da parede normal, e é mais econômica que as outras opções.

Como vimos, é melhor escolher a porta de correr só para os casos em que a porta de giro não funciona, pois ela é mais cara e tem desempenho pior.

Para vãos grandes, porém, ela pode ser uma ótima opção para abrir e fechar o vão inteiro.

Portas de correr em vão grande entre sala e copa
Portas de correr integram ou isolam sala de jantar e cozinha. Projeto Luciano Dalla Marta.

Uma dúvida que muita gente tem é: preciso de trilho no chão também ou só em cima da porta?

Se for só uma folha de correr, você não precisa colocar um trilho no chão. O trilho inferior será embutido na parte de baixo da porta, e o que vai no piso é um pino guia, que encaixa nesse trilho impedindo a porta de balançar para os lados.

O pino guia é colocado no canto da porta, numa posição em que ele não apareça nunca, nem com a porta fechada nem com ela aberta.

Se forem duas ou mais portas correndo para o mesmo lado, você precisa do trilho porque não haveria um lugar onde o pino guia ficasse sempre escondido.

Porta de correr com 3 folhas, trilhos em cima e embaixo
Porta com 3 folhas de correr: trilhos em cima da porta e embutidos no chão.

Porta camarão

E quando a porta de giro não funciona, mas também não tem para onde a porta correr?

Uma das opções para esse caso é a porta camarão, que tem o vão dividido em duas folhas. Dessa forma, ela se projeta para frente como a porta de giro, mas ocupando muito menos espaço.

As vantagens desse tipo em relação à porta de correr são: a vedação desse tipo de porta é quase tão boa quanto a de giro, assim como o preço.

Tipos de abertura de portas - camarão

No caso de vãos maiores, a porta camarão pode ser uma boa opção quando você quiser abrir o vão inteiro, deixando as portas na perpendicular, em vez de encontrar um espaço para recolher as portas de correr.

Portas camarão em vão grande entre sala e cozinha
Portas camarão abrem ou fecham totalmente a entrada da cozinha. Projeto Carolina Maluhy.
Porta camarão com 2 folhas fechando a lavanderia
Portas camarão permitem acesso total à lavanderia.

Porta sanfonada

Agora, se nenhum dos tipos apresentados até aqui permitir a abertura da porta sem prejudicar o espaço, vamos à porta sanfonada!

Desenvolvida justamente para não ocupar nenhum espaço para fora do próprio vão, a porta sanfonada deve ser utilizada em último caso, por não ter uma vedação boa, não ser tão prática para abrir e fechar e nem bonita.

A maioria dos modelos é de plástico, o que dá um aspecto ainda pior à maioria das portas sanfonadas. A vantagem é que, por ser de plástico, ela costuma ser bem mais barata que os modelos de madeira.

Tipo de abertura de portas - sanfonada

Definido o tipo de abertura das portas, existem outras características que você também deve conhecer para escolher os modelos certos. Confira aqui nosso guia completo para escolher portas.

Não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.