Medidas de Bancada de Banheiro: Altura, Profundidade e Largura
Reformar ou construir um banheiro envolve muitas decisões, pois são vários itens a escolher. Mas você não acha que o mais importante é a bancada?
Essa peça é a protagonista, pois ocupa um bom espaço e vai ser a parte mais usada. Então, escolher um modelo bonito, confortável e prático vai fazer toda a diferença no seu dia-a-dia.
Por isso, criei um guia completo para ajudar você a planejar a sua.
Continue lendo para saber mais sobre:
Altura
A medida mais importante para a praticidade é a altura. Ela deve ficar a 85cm do chão, que é uma altura boa para qualquer adulto. As pessoas mais altas se abaixam um pouco, e as mais baixas conseguem alcançar tranquilamente.
Mas atenção! Essa deve ser a altura da parte de cima da cuba que você escolher. Então o balcão só fica nessa altura se a cuba for embutida.
Se a cuba for de apoio ou semi-encaixe (veja as diferenças aqui), ou seja, ficar para cima do balcão, o balcão deve ser mais baixo para que o topo da cuba fique a 85cm do chão.
Profundidade
A profundidade ideal para o balcão é em torno de 50cm.
Se isso for muita coisa para o seu banheiro, não tem problema. Você pode deixar o balcão na profundidade que der, e optar por uma cuba de apoio curva, ficando um pouco para fora dele, ou de semi-encaixe, que é própria para ficar um pouco para fora do balcão.
Largura
A largura da bancada vai depender das medidas do seu banheiro. Considere uma largura confortável para o box (mínimo 80cm) e para o vaso sanitário (mínimo 70cm).
Você pode ter a bancada em toda a largura que sobrar, aproveitando ao máximo o espaço para apoiar e guardar coisas.
Como definir a posição da cuba na bancada do banheiro?
Quando a bancada é pequena, a cuba geralmente fica no centro dela. Quando ela é grande, você pode posicioná-la no ponto mais confortável para o uso, considerando a posição do vaso, da porta e do box.
Mas se embaixo do balcão você for ter um armário, é melhor estudar primeiro as divisões que esse armário vai ter e posicionar a cuba centralizada em uma das divisões. Isso evita que você tenha que cortar uma divisória interna do armário para a cuba, e também dá um aspecto visual mais organizado.
Além de definir as medidas da bancada e a posição da cuba, é importante escolher um material adequado e entender o que são a saia e o frontão.
Veja também os artigos sobre cubas e torneiras para completar o projeto do seu banheiro.
E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de banheiro ou explore outros ambientes.