','

' ); } ?>

Como Escolher Ducha Higiênica Ou Bidê Para o Seu Banheiro

Instalar um ducha higiênica ou um bidê é uma escolha higiênica, confortável e ecológica, pois você precisa de menos papel higiênico e gera menos lixo.

Hoje em dia, as casas e apartamentos ficaram mais enxutos e o espaço disponível para o bidê foi desaparecendo. Com isso, outra alternativa surge para oferecer a mesma função, porém ocupando menos espaço e com mais modernidade: a ducha higiênica. 

Para tirar todas as suas dúvidas, eu montei esse guia fácil, que vai te ajudar a fazer a escolha certa! Então vamos aprender tudo ducha higiênica e bidê?

Qual é melhor: ducha higiênica ou bidê? 

Eles têm praticamente a mesma função: fazer a limpeza das partes íntimas, com a diferença do bidê também servir para lavar os pés. Se os objetivos são praticamente iguais, como escolher? 

O fator mais importante é o tamanho do seu banheiro. Se for amplo, podemos pensar no bidê, pois esse item ocupa um espaço semelhante ao vaso sanitário (com 20cm a mais de cada lado para as pernas).

Caso seu banheiro seja mais compacto, a opção é a ducha higiênica, pois ela não vai ocupar espaço, fica fixa na parede ao lado do vaso sanitário. 

Outro ponto a considerar é que a instalação do bidê vai dar mais trabalho, pois ele vai precisar de ponto de água e de esgoto, enquanto que a ducha só precisa do ponto de água.

Para ambos, existem modelos só com água fria e modelos que misturam água quente, como vamos ver nos próximos tópicos.

As duchas higiênicas mais versáteis que os bidês, que só podem ser usados sentado. Já as duchas são utilizadas como o usuário se sentir mais confortável, pois seu cabo é flexível e proporciona movimentos mais livres. Se você quiser consegue usa-la até para lavar o banheiro.

Além disso, usando a ducha, você não precisa passar do vaso para o bidê.

Tipos de ducha higiênica e como instalar

Mais econômica, a ducha higiênica é uma mangueira com um spray, com um ponto de água próprio.

Assim como o bidê, existem modelos só com água fria e modelos com água quente:

Ducha higiênica
Ducha higiênica só com água fria
Ducha higiênica com misturador para água quente
Ducha higiênica com misturador para água quente, Lorenzetti
Ducha higiênica elétrica
Ducha higiênica elétrica, Lorenzetti. Com o mesmo tipo de instalação da convencional, porém adicionando um ponto de energia elétrica, esse tipo de ducha funciona como um chuveiro elétrico, você escolhe uma opção de temperatura e a água já sai quente. É ideal para dias mais frios, mas tome cuidado para não utilizar temperaturas muito altas na região íntima.

A ducha deve ser instalada perto do vaso sanitário, com um ponto de alimentação de água. A não ser que você seja muito bom nesse assunto, você vai precisar de um encanador.

Se o seu vaso sanitário for do tipo com caixa acoplada (leia sobre isso aqui), você pode criar uma bifurcação na própria saída de água para o vaso, sem ter que puxar um novo ponto.

Para fazer isso, compre um desviador, que é uma peça em formato de “T”. A partir de um só ponto ele cria duas saídas, uma para uma mangueira que levará a água para a ducha, e outra para o vaso. 

Se o vaso for convencional, você vai precisar puxar um ponto separado. Se esse for o seu caso, ou se você preferir criar um ponto separado para que nenhuma tubulação fique aparente, você vai precisar quebrar a parede e puxar o novo ponto de água desde o encanamento de água fria mais próximo.

Também é importante saber a posição desses encanamentos para instalar o suporte sem correr o risco de fura-los. 

Entre o ponto de água na parede e a mangueira da ducha fica um registro, que é bom manter fechado enquanto não estiver utilizando para evitar desperdício.

Não se esqueça de fechar o registro do banheiro antes de começar a instalação. Siga as instruções do fabricante e se a sua ducha for elétrica, a fiação tem que ser independente da fiação do chuveiro.

Tipos de bidê

O bidê é uma peça de louça parecida com o vaso sanitário, instalada ao lado dele. Ele tem uma torneira atrás, que permite controlar o volume de água, e hoje em dia também a temperatura, dependendo do modelo.

Assim como os vasos sanitários, existem modelos de piso e de parede.

Bidê com 3 furos para misturador de água quente
Bidê de piso (Kohler). Mais comum, esse tipo oferece mais opções de modelos.
Bidê de parede com 1 furo
Bidê de parede (Duravit). Mais caro, ela precisa de uma estrutura metálica embutida na parede. Tem um visual mais clean e moderno, além de facilitar a limpeza do piso.

Note que além do tipo de instalação, os dois bidês acima têm diferentes furações. Um tem 3 furos, para instalar misturador de água quente, e outro tem um furo, só para água fria.

A torneira ou misturador deve ser comprada à parte e ser própria para bidês. Escolha uma junto com o bidê, e fique atento ao número de furos necessário.

Fora isso, a diferença entre eles vai ser só de preço e de acabamento. Quanto mais caro, mais limpo o design, como nos modelos acima. Nos modelos mais baratos, você pode encontrar parafusos e curvas de saída de esgoto mais visíveis.

E aí, já decidiu se vai de bidê ou ducha higiênica?

Agora não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de banheiro ou explore outros ambientes.