','

' ); } ?>

Iluminação de Banheiro: Saiba Que Tipos de Luminárias Escolher

A iluminação é um assunto super importante em qualquer ambiente da casa. Quando bem planejada, ela é capaz de valorizar a arquitetura, trazer aconchego e garantir a luminosidade ideal.

No caso do banheiro, isso é essencial para que tantas atividades sejam bem feitas: maquiagem, fazer a barba, higiene pessoal, etc.

Mas será que para isso você precisa de um projeto profissional? Se você vai construir ou reformar um banheiro e não tem um projeto, não tem problema. Lendo esse artigo você vai ver que ter o tipo certo de luminária nos lugares certos é bem fácil!

Defina as posições dos pontos de luz

O primeiro passo para planejar a iluminação de um ambiente é sempre definir quais são os pontos que precisam de luz direta: onde você realiza atividades em que você precisa enxergar bem o que está fazendo?

No caso do banheiro, você provavelmente vai querer um ponto sobre cada cuba ou lavatório, um sobre o vaso sanitário e outro sobre o chuveiro.

Em reformas, o segundo passo é pensar em como os fios serão levados dos pontos existentes para os pontos que você definiu, pois a laje não pode ser quebrada para passar conduítes.

Os tipos ideais de luminária vão depender disso. Então onde estão os pontos existentes do seu banheiro?

Em apartamentos e casas antigos, o banheiro geralmente tem um só ponto no centro do teto.

Nos apartamentos novos, ele geralmente tem forro de gesso, porque o encanamento de esgoto do apartamento de cima passa por baixo da laje. Nesse forro, geralmente são deixados dois pontos: um sobre a bancada e um no centro do teto.

Vamos ver alguns exemplos para você entender quais são as maneiras possíveis de puxar os pontos para onde você quiser.

Escolha os tipos de luminária

A escolha das luminárias do banheiro vai depender da estratégia para criar novos pontos de iluminação nas posições que você definiu, isto é, como puxar a energia para eles.

Se não estiver familiarizado com o nome de alguma luminária sugerida aqui, veja nosso artigo sobre tipos de luminárias.

Iluminação de banheiro com forro de gesso, plafons de embutir e fita LED embutida atrás do espelho
Se você já tiver um forro de gesso, é muito fácil criar novos pontos, onde e quantos quiser. É só puxar os fios por cima do forro, e geralmente ele nem precisa ser rasgado – o próprio furo que vai ser feito para a luminária é suficiente. Se não tiver, você pode fazer um forro. É uma opção mais cara, mas como a área do banheiro não costuma ser tão grande, não pesa tanto. Nesse banheiro, a iluminação geral é feita por plafons embutidos, complementados por fita LED embutida atrás do espelho.
Iluminação de banheiro com spots em trilho
Mas o forro não é necessário para criar outros pontos pelo teto. O uso de trilhos deixa o ambiente com uma cara mais industrial, e torna a obra mais econômica ao eliminar o forro, que costuma sair em torno de R$100/m² somando material e mão de obra. A luminária utilizada nessa solução é o spot em trilho.
Iluminação de banheiro com arandelas
Os pontos também não precisam ser necessariamente no teto. Se você só tiver um ponto central, pode aproveita-lo para a iluminação geral do banheiro, com um plafon de sobrepor, e reforçar a iluminação da bancada, o ponto mais importante, com arandelas. Criar um ponto na parede é mais fácil que no teto, pois ao contrário da laje, é possível quebrar a parede e passar um conduíte do interruptor até o ponto da arandela (a não ser que exista alguma coluna no caminho, nesse caso você vai ter que deixar o conduíte aparente).
Iluminação de banheiro com luminárias pendentes
Para criar uma decoração mais charmosa e original, considere iluminar a bancada com um ou mais pendentes. Mas eu só recomendo essa solução para lavabos, pois esse tipo de luminária não é ideal para criar a luminosidade necessária para o dia-a-dia. Para puxar a fiação para ele, você pode ter um forro de gesso, com plafons de embutir, ou um trilho com spots e o pendente.

E pronto! Viu como não é tão difícil planejar uma iluminação perfeita para o banheiro?

Agora veja como escolher lâmpadas, que geralmente não vêm com as luminárias.

E depois não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de banheiro ou explore outros ambientes.