Como Escolher Geladeira: Tipos, Capacidade, Funções e Acabamentos
Está procurando uma geladeira para sua cozinha, mas não sabe qual a melhor opção?
A geladeira é um eletrodoméstico indispensável, e existe uma grande variedade de modelos. A diferença de preço entre eles pode ser enorme, então vamos ver quais são as diferenças entre eles e descobrir o melhor tipo para a sua necessidade.
Continue lendo para saber mais sobre:
Tipos de geladeiras
As geladeiras são classificadas de acordo com a quantidade e disposição das portas. São 5 tipos diferentes:
Se não tiver espaço para nenhum desses tipos, você pode comprar um frigobar.
Como determinar o tamanho e capacidade da sua geladeira
A capacidade de um eletrodoméstico é simplesmente seu tamanho.
Comece checando as medidas do espaço disponível para determinar as medidas máximas para a geladeira.
Escolha o melhor tipo considerando a largura e a profundidade disponíveis.
Depois de escolher um modelo com o tipo e as medidas máximas que você determinou, confira no manual dele (disponível no site da marca) os recuos exigidos nas laterais, atrás e em cima da geladeira. Isso é importante para permitir a ventilação.
Se você estiver em fase de projeto, planejando uma nova cozinha e pode criar espaço para a geladeira que melhor suprir as necessidades da sua família, faça o contrário: comece escolhendo um modelo com a capacidade ideal e depois verifique o espaço que precisa ser deixado.
A capacidade é informada em litros:
- Compacta: até 350 litros. Ideal para até 2 pessoas.
- Média 350 a 500 litros. Ideal para 3 a 4 pessoas.
- Grande: acima de 500 litros. Para mais de 4 pessoas.
Mas essas são só médias para você se basear. A escolha da capacidade ideal depende também da frequência e quantidade de suas compras de comida e bebida.
Por exemplo, se os moradores da casa não cozinham muito e comem muito fora, um modelo menor pode dar conta. Ou para uma pessoa que mora sozinha mas cozinha muito e recebe convidados, é necessário um modelo maior.
Funções
Algumas funções podem facilitar sua vida, mas fique atento ao quanto elas são realmente indispensáveis e quanto elas acrescentam no preço do aparelho. Vamos ver as mais comuns:
- Dispenser de gelo: pode liberar gelo em cubos ou picado.
- Dispenser de água: dentro da geladeira ou fora da porta. Esses modelos podem ser ligados a um ponto de água para você não ter que encher o dispenser com água.
- Display digital: para controlar temperatura, consumo de energia, programar um alarme, etc.
- Wifi: Você pode controlar as configurações do seu smartphone, ver o interior da geladeira no aplicativo, gerar listas de compras…
- À prova de impressões digitais.
Tipos de degelo do freezer
O ar frio cria camadas de gelo que podem prejudicar o funcionamento do aparelho. Essa função elimina o gelo, melhorando o funcionamento e aumentando a vida útil do eletrodoméstico. Existem alguns tipos de degelo:
- Frost Free: é um sistema de circulação do ar frio, que evita o congelamento das partes inteiras, nunca é necessário realizar o descongelamento do aparelho. Esses modelos são mais caros.
- Cycle defrost: sistema que diminui o acúmulo de gelo no congelador, tão prático quanto o frost free. Mas esse modelo requer o processo de descongelamento manual duas vezes ao ano, o que é um pouco incômodo. Mas esse modelo é mais barato que um frost free e consome menos energia.
- Degelo manual: como o nome já fala, esse modelo requer que o processo de degelo seja feito manualmente, sempre que o gelo ultrapassar 1cm de espessura. Para realizar o descongelamento, precisa desligar o aparelho e esperar todo o gelo derreter. Esses modelos são os mais simples e não tão práticos, mas são os mais baratos.
- Degelo semiautomático: parecido com o degelo manual, mas não necessita que o aparelho seja desligado para a limpeza.
- Degelo seco: um modelo mais prático, com descongelamento semiautomático que descongela e leva a água toda para um recipiente, onde a água é evaporada. Esse modo facilita o processo e é um modelo mais prático e continua sendo barato.
Acabamentos
Os acabamentos externos mais comuns são nas cores branco, preto, cinza e inox. Mas é possível encontrar alguns modelos coloridos e retrô.
O inox é sempre recomendado para quem quer mais elegância, e é importante que todos os eletrodomésticos da cozinha sigam o mesmo tipo de acabamento.
Sobre o acabamento interno, opte por um modelo com divisórias de acrílico, que é mais resistente, bonito e fácil de limpar do que aqueles modelos com grade de metal.
Se optar por um modelo colorido, escolha com cuidado para combinar a geladeira com os acabamentos da cozinha, pois ela vai chamar bastante atenção.
Decidido o tipo, a capacidade, as funções, o tipo de degelo e o acabamento da geladeira, não vão sobrar muitas opções. Escolha o modelo que achar mais bonito e couber no orçamento.
Não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de cozinha ou explore outros ambientes.