','

' ); } ?>

Máquina de Lavar Louça Vale a Pena? Como Escolher a Melhor?

Alguns eletrodomésticos são indispensáveis na cozinha, como a geladeira e o fogão. Já a lava-louças, tem quem ache super importante e quem não sinta a menor falta.

E você? Está pensando em comprar uma máquina de lavar louças, ou ainda está na dúvida se vai realmente facilitar seu dia-a-dia? Seja qual for o seu caso, deixa que eu te ajudo!

Para esclarecer todas as suas dúvidas, montei esse guia prático e detalhado sobre lava-louças que vai te ajudar a fazer a compra ideal.

Lava-louças vale a pena?

A lava-louças é um eletrodoméstico que surgiu para facilitar nossas vidas. Ela não é tão popular no Brasil, pela maioria dos brasileiros não achar tão importante. Mas em alguns países fora do Brasil ela está presente na grande maioria das casas. 

Além de muitas vezes ser considerada desnecessária, muita gente acha que ela não funciona bem, o que não é verdade.

Muitas pessoas que compraram máquinas de lavar louças antigas escolheram um modelo que não era o ideal para sua família, ou não souberam usa-las corretamente, e criaram esse preconceito sobre o eletrodoméstico em geral.

Na verdade, ela pode ser muito útil, desde que você compre o aparelho correto. A lava-louças ideal é aquela que comporta a quantidade de louça produzida diariamente na sua casa, que seja fácil de usar e que reduza seu consumo de água.

Uma grande vantagem de ter uma é que sua lavagem usa bem menos água que você lavar a louça manualmente, como vamos ver no tópico sobre consumo de água e energia.

Ela também traz higiene, além da praticidade. Esse método de lavagem é muito melhor do que o método convencional, lavagem a mão, pois as espojas podem conter germes e bactérias.

Sem contar que não conseguimos lavar tão bem quanto a máquina. Se fizer a lavagem completa, com água quente e secagem, suas louças vão ficar completamente livres de germes e bactérias.  

Se vale a pena ou não investir em uma, vai depender da sua rotina. Você cozinha muito? Vive muita gente na sua casa? Você não gosta de lavar louça?

Se você tem uma situação em que sempre tem um grande volume de louça para lavar na sua casa, a lava-louça vai te poupar bastante tempo. Se a louça é pouca, você pode sim passar sem ela (e ganhar espaço para armário na sua cozinha).

Então vamos aos principais pontos que você deve levar em consideração para comprar a lava-louças ideal. 

Tipos de lava-louças: de chão, de pia ou de embutir 

O primeiro passo é escolher qual desses tipos de lava-louças é ideal para a sua cozinha:

De piso

Feita para ser colocada no piso, geralmente entre armários e abaixo da bancada.

As vantagens são liberar o espaço sobre a bancada, e quando o armário embaixo dela é planejado, um resultado mais bonito.

As desvantagens são: você precisa ficar se abaixando para usa-la, e vai perder espaço de armário sob a bancada.

De embutir

Máquina de lavar louça de embutir

Também feito para ser colocada embaixo da bancada, esse tipo só tem acabamento na porta.

As laterais são inacabadas porque não ficam visíveis, entre os móveis planejados da sua cozinha.

Alguns modelos têm a base recuada, para que você possa continuar o rodapé por baixo deles.

É necessário planejamento: verifique as medidas do modelo e recuos necessários para ventilação necessária no manual.

De pia

Máquina de lavar louça de pia

Utilizada em cima da bancada da cozinha, esse modelo costuma ser menor.

Ela ocupa espaço sobre a bancada, mas as vantagens são a praticidade e o conforto no uso!

Capacidade

O ideal é usar a máquina com toda capacidade preenchida, pois utilizar a lava-louças com menos louça que a capacidade máxima desperdiça água e energia.

Porém, utilizar o equipamento com louças além da capacidade compromete o funcionamento da máquina: as louças não vão ser lavadas corretamente. Então quando tiver pouca louça, espere acumular com outras refeições para depois realizar a lavagem. 

Como escolher a capacidade ideal? Bom, as lava-louças tem sua capacidade medida por serviços: cada serviço equivale a uma refeição para uma pessoa (incluindo prato, copo e talheres).

Verifique quantas peças você costuma sujar por dia, incluindo panelas e refratários. Se você costuma receber visitas constantemente, coloque-as na conta. Se esses eventos são mais raros, escolha uma capacidade menor e nesses dias use a máquina mais de uma vez.  

Geralmente, com a conta de refeições por dia, a lava-louças de: 

  • 6 serviços atende até duas pessoas. 
  • 8 a 10 serviços é indicada para 3 ou 4 pessoas.  
  • 12 a 14 serviços suporta acima de 5 pessoas. 

É válido lembrar que quanto maior a máquina, mais espaço ela ocupa e maior o preço. Essa lista acima não é uma regra, varia muito de caso para caso, por isso é importante analisar o seu caso especificamente.

Consumo de água e energia

As máquinas mais modernas chegam a economizar até 6 vezes mais água do que a lavagem a mão.

Quanto ao consumo de energia, é claro que a lava-louças gasta mais energia do que a lavagem a mão, mas essa energia extra se dá no processo de secagem.

Então, para economizar energia e fazer um consumo mais consciente, lave na máquina e deixe secar naturalmente ou seque com um pano de prato.

A máquina de lavar louça vai apenas economizar água? Não, economiza também o detergente! Elas têm um sistema de dosagem que evita o desperdício. Ou seja, se você deixar as louças secarem naturalmente, a lava-louças só traz economias!

Não se esqueça de sempre checar se o modelo escolhido possui o selo de eficiência energética do INMETRO.

Outras dicas para economizar mais água ainda na hora da compra: verifique se o modelo possui lavagens econômicas e se ele possibilita uma instalação especial para reaproveitamento de água, assim como nas máquinas de lavar roupas.

Funções

As funções estão presentes nos eletrodomésticos para facilitar mais ainda nosso dia a dia. Nas lava-louças os programas mais presentes são os ciclos de lavagem.

É importante verificar qual modelo tem os ciclos mais frequentes na sua rotina. Veja se você costuma lavar peças muito gordurosas ou peças mais limpas, tempo de lavagem que cada modelo promete e tipos de lavagem e secagem. 

É sempre importante checar as divisórias que o modelo possui. Por exemplo, o porta talheres é indispensável para a maioria das pessoas, mas o porta taças pode ser dispensável pra você.

Outras funções que podem ser interessantes são: chave de segurança, importante para quem crianças em casa e programação de lavagem, pra quem quer mais praticidade.

Veja qual função é realmente indispensável pra você, pois muitas vezes esses “extras” acabam encarecendo o produto.

Acabamentos

As lava-louças não são aqueles eletrodomésticos que possuem grande variedade de cores, como o frigobar por exemplo. As cores variam só entre branco, preto, cinza e inox.

São cores neutras, fáceis de combinar e o ideal é ter a mesma cor dos outros eletros da cozinha. Se você quer mais elegância, opte pelos modelos de inox e com design mais moderno. 

Lava-louças branca
Lava-louças de embutir branca, Brastemp.
Lava-louças inox
Lava-louças de embutir de inox, Electrolux.

Como instalar?

A instalação geralmente é por conta do comprador. Algumas lojas vendem o serviço de instalação junto com a máquina, outras não.

Se você não tiver os pontos necessários pré-prontos, é melhor contratar mão de obra especializada. Para instalar a máquina de lavar louça é necessário planejar: 

  • um ponto de escoamento de água; 
  • um ponto de abastecimento de água e 
  • um ponto elétrico, com tomada da voltagem do modelo escolhido. 

Se você já tem esses pontos nas alturas certas, a instalação é simples, basta seguir o manual do fabricante.

As máquinas de pia podem ser instaladas sem pontos próprios para ela: se você tiver um ponto elétrico de fácil acesso, o abastecimento pode ser adaptado na torneira e o escoamento pode ser feito pela cuba.

Não se esqueça de sempre ver as medidas de cada modelo, e deixe sempre as medidas indicadas pelo fabricante para a ventilação adequada do aparelho.  

Como usar?

Que sabão utilizar?

Para a lavagem na máquina de lavar louça você vai precisar de um sabão (ele pode ser liquido, granulado ou em pastilha) e um líquido secante abrilhantador (usado na secagem, é importante para as louças não ficarem manchadas).  

Esses produtos precisam ser específicos para máquinas de lavar-louças, por isso acabam tendo um preço um pouco mais caro, mas não se preocupe que eles rendem muito!

Em cada máquina existe um local específico para colocar o sabão e o abrilhantador, certifique-se de colocar cada um no local correto. 

Cuidados

Para fazer um bom uso e durabilidade da sua máquina, são necessários alguns cuidados:

  • Para que ela lave tudo e deixe bem limpinho, é necessário selecionar o tipo de lavagem correto para cada tipo de louça. Por exemplo, panelas e louças engorduradas precisam de uma lavagem mais pesada, e taças pedem uma lavagem mais leve e delicada. Não esqueça de colocar as louças organizadamente e dosar a quantidade suficiente de sabão. 
  • A famosa “lavadinha” antes de colocar na lava-louças não é necessária nos modelos atuais! Eles têm um sistema de pré-lavagem que retira o excesso de sujeira, que é interessante utilizar quando você não for lavar a louça na hora. Isso evita que a sujeira resseque tornando mais fácil a lavagem.
  • As lava-louças têm filtro para os resíduos de comida, mas fique atento e mantenha sempre limpo para não entupir a máquina. Não é porque se trata de uma LAVA-louças que você não precisa limpa-la por dentro. Muito pelo contrário, é fundamental manter a parte interna limpa para as louças saírem limpas também. 
  • Fique atento a que tipo de louça pode ir na lava-louças esiga as recomendações do fabricante para obter um melhor uso do seu aparelho.

E fim! Sim, são muitos itens para levar em conta antes de comprar uma máquina de lavar louça, mas espero que esse artigo tenha esclarecido tudo que você precisava saber para escolher a máquina ideal!

Não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de cozinha ou explore outros ambientes.