Iluminação de Cozinha: Saiba Que Tipos de Luminárias Escolher
A iluminação da cozinha é um assunto essencial: não adianta ter um ambiente super bem planejado, bonito e aconchegante se não houver a luminosidade ideal para cozinhar ou realizar qualquer outra atividade ali.
Mas será que para isso você precisa de um projeto profissional? Se você vai construir ou reformar uma cozinha e não tem um projeto, não tem problema. Lendo esse artigo você vai ver que ter o tipo certo de luminária nos lugares certos é bem fácil!
Continue lendo para saber mais sobre:
Defina as posições dos pontos de luz
O primeiro passo para planejar a iluminação de um ambiente é sempre definir quais são os pontos que precisam de luz direta: onde você realiza atividades em que você precisa enxergar bem o que está fazendo?
Bom, no caso da cozinha, você provavelmente vai querer iluminar a área da(s) bancada(s), o fogão, a geladeira e os armários. Se houver uma mesa de refeição, é necessário também um ponto para ela.
As áreas de circulação podem ser iluminadas indiretamente por esses mesmos pontos.
Em reformas, o segundo passo é pensar em como os fios serão levados dos pontos existentes para os pontos que você definiu, pois a laje não pode ser quebrada para passar conduítes.
Os tipos ideais de luminária vão depender disso. Então onde estão os pontos existentes da sua cozinha?
Em apartamentos e casas antigos, a cozinha geralmente tem um só ponto no centro do teto. Nos apartamentos novos, às vezes ela tem forro de gesso, porque o encanamento de esgoto do apartamento de cima passa por baixo da laje.
Vamos ver alguns exemplos para você entender quais são as maneiras possíveis de puxar os pontos para onde você quiser.
Escolha os tipos de luminária
A escolha das luminárias da cozinha vai depender da estratégia para criar novos pontos de iluminação nas posições que você definiu, isto é, como puxar a energia para eles.
Se não estiver familiarizado com o nome de alguma luminária sugerida aqui, veja nosso artigo sobre tipos de luminárias.
Os pontos também não precisam ser necessariamente no teto. Se você só tiver um ponto central, pode aproveita-lo para a iluminação geral da cozinha, com um plafon de sobrepor, e reforçar a iluminação da bancada, o ponto mais importante, com fita LED ou spots embutidos na base do armário sobre a bancada. Veja os exemplos abaixo:
E pronto! Viu como não é tão difícil planejar uma iluminação perfeita para a cozinha?
Agora veja como escolher lâmpadas, que geralmente não vêm com as luminárias.
E depois não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de cozinha ou explore outros ambientes.