','

' ); } ?>

4 Dicas Para Planejar os Armários e Prateleiras da Lavanderia

Além do tanque e da máquina de lavar roupa, são essenciais na área de serviço os armários, prateleiras, nichos e gabinetes.

Planejar bem como serão guardados rodos, vassouras, baldes, aspirador de pó, etc, é necessário para que a sua lavanderia fique organizada, bonita e agradável.

Na lavanderia, você pode pensar em 3 tipos de armário, dependendo do seu layout: armário embaixo da bancada (se sua lavanderia tiver bancada), aéreo (em cima da bancada, tanque ou máquina de lavar roupa) e alto, do chão ao teto.

Armários de lavanderia
Quanto mais você aproveitar cada cantinho da lavanderia para guardar coisas, mais bonito e bem organizado vai ficar o ambiente. Nessa foto, não tem nada fora do lugar: o espaço todo foi aproveitado com um armário alto, um gabinete sob a bancada, um armário aéreo, nichos abertos e uma barra de cabides. Projeto Triplex Arquitetura.
Armários de lavanderia
Quando o espaço é maior, você pode ampliar a bancada para além do tanque e da máquina, aumentando também a área para o armário embaixo dela.

Quem quiser gastar menos, ou tiver menos espaço, pode substituir armários por prateleiras e suportes. O importante é deixar tudo organizado no seu lugar, mesmo que seja à mostra.

Lavanderia organizada com prateleiras e suportes
Comprando itens de organização prontos, você economiza em dobro: além de usar muito menos material que armários fechados, você mesmo pode instalar, não precisa contratar um profissional.

Mas para quem prefere planejar armários, vamos ver agora com detalhes as medidas e dicas para cada tipo.

Armário embaixo da bancada

No artigo sobre bancada de lavanderia, eu ensino como definir as medidas da bancada com tanque de encaixe. Se você ainda não tem a bancada, dá uma olhada lá primeiro.

Tendo as medidas da bancada, ou da parte reservada para o tanque (no caso de bancadas que passam por cima da máquina), você pode considerar as mesmas largura e profundidade para o gabinete inferior.

Só falta definir a altura. Em áreas molhadas, não é uma boa chegar com a marcenaria até o chão, pois o piso deve ser lavável, e a água vai acabar estragando a madeira.

O armário pode ficar suspenso 20cm do chão, para ter espaço de sobra para limpar embaixo, ou ficar apoiado em uma base de alvenaria de 10cm de altura.

Se você optar pela base, é legal deixa-la 10cm recuada na frente e nas laterais aparentes do armário. Isso dá um acabamento melhor e também cria espaço para o seu pé entrar, quando você chega perto da bancada.

Você pode revestir a frente dela com o mesmo rodapé do piso, ou com a mesma pedra da bancada.

Armário embaixo da bancada com tanque, passando por cima da máquina de lavar
Armário alto e gabinete embaixo da bancada apoiados em base de alvenaria. A frente da base é revestida com o mesmo material do piso, e fica recuada em relação aos armários. Projeto Fabrício Cardoso.

Assim você já tem a altura do móvel: ele vai da base, ou de 20cm acima do piso, até a parte de baixo da saia da bancada.

Divida a largura da bancada em partes de aproximadamente 40cm. Então decida se quer todos os módulos com portas e prateleiras internas, ou alguma parte aberta como na foto acima.

Armário aéreo

O armário aéreo, em cima da bancada, geralmente vai guardar produtos de limpeza e itens menores. Então ele não precisa ser muito profundo.

Limite a profundidade dele a 35cm, para não atrapalhar o uso do tanque, e comece-o a partir de pelo menos 40cm da altura do tanque.

Armário aéreo de lavanderia

Se quiser ainda uma barra de cabides embaixo dele, deixe pelo menos 90cm da bancada até o começo do armário.

E como as lavanderias costumam ser pequenas, você pode fazer até o teto para aproveitar o espaço ao máximo, e não deixar acumular sujeira em cima.

A largura pode ser a mesma da bancada ou da parede dela (a não ser que você precise separar um pouco do espaço para o varal). Estude a posição do varal antes de decidir a posição e o tamanho desse armário.

Armário aéreo de lavanderia
Projeto de uma lavanderia supercompacta. O armário sobre a bancada não ocupa a largura toda da parede, pois uma parte do espaço foi necessária para um varal de parede.

Armário alto

Já o armário alto pode ter uma profundidade de cerca de 50cm.

Nivele a altura dele com a do armário aéreo, e aproveite o máximo da largura que você tiver sobrando.

Armário alto de lavanderia

Separe um espaço de pelo menos 30cm de largura e 1,50m de altura para vassouras, rodos e pás, e faça prateleiras no resto.

Para as prateleiras, é bom deixar uma ou duas mais altas, com pelo menos 40cm, para itens maiores, como o aspirador de pó (ou mais se você tiver um aspirador grande!).

As demais podem ter entre 25 e 30cm de altura, para produtos de limpeza, panos e outros itens menores.

Escolha os acabamentos dos armários

Sempre que possível, minha recomendação é manter os mesmos acabamentos na cozinha e na lavanderia. São dois ambientes quase sempre muito próximos, e fica mais legal eles darem essa impressão de continuidade.

Porém, se você escolheu acabamentos mais sofisticados para a cozinha, nada mais justo que dar uma economizada na lavanderia. Nesse caso, a opção mais econômica é o mdf ou mdp branco, ou em alguma cor que ele já venha pronto.

Armários de lavanderia com acabamento cinza escuro
Lavanderia integrada com a cozinha, seguindo os mesmos acabamentos.
Armários de lavanderia em mdf branco
Armários da lavanderia em mdf branco. Projeto Danyela Correa.

Para baixo da bancada, o ideal é um compensado revestido com Fórmica, pois tanto o mdf quanto o mdp não são tão resistentes à água, e estragam com qualquer vazamento.

Se ainda não tiver definido os acabamentos dos armários da cozinha, ou se estiver reformando só a lavanderia e quiser ver mais opções de acabamentos, dá uma olhada no tópico de acabamentos do artigo sobre armários para a cozinha.

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de lavanderia ou explore outros ambientes.