','

' ); } ?>

Como Escolher o Melhor Aquecedor a Gás de Água

Vai comprar aquecedor a gás e nem sabe por onde começar? Calma que eu te ajudo!

São muitos os detalhes que temos que prestar atenção na hora de escolher o melhor aquecedor a gás. E todos envolvem assuntos técnicos, daqueles que a gente não entende nada e preferia não ter que entender!

Por isso, montei esse guia bem prático resumindo tudo que você vai precisar checar para descobrir o modelo ideal. Sem grandes explicações técnicas, vou simplificar e facilitar essa missão.

Quando escolher aquecedor a gás?

Como Escolher o Melhor Aquecedor a Gás de Água

Eu ensino a escolher chuveiros e duchas aqui. O chuveiro é o modelo elétrico, que aquece a água que passa pelo próprio chuveiro. A ducha não tem sistema de aquecimento, ela só espalha a água que já vem quente de outro sistema.

Quem opta pelo aquecimento a gás gasta mais na obra, mas quando a obra acaba, o chuveiro elétrico acaba custando mais caro, porque é o item que consome mais energia elétrica na casa.

Mas o valor que você vai gastar na obra para ter o aquecedor vai variar muito dependendo da situação atual da sua casa ou apê. Para instalar o aquecedor, você vai precisar ter um lugar com ventilação permanente, geralmente a área de serviço, com:

  • Ponto de gás encanado ou botijão;
  • Ponto de água fria vindo da caixa d’água ou da rua;
  • Tubulação para água quente saindo do aquecedor para cada ponto da casa que você pretende aquecer (chuveiros, torneiras, banheira);
  • Saída para uma chaminé externa.

Se você já tem isso tudo pronto, como no caso de muitos apartamentos recém-entregues pela construtora, o investimento vale ainda mais a pena.

Mas se você ainda não tem um ou mais desses itens, o primeiro passo é avaliar como isso seria feito, quanto custaria e o tempo que demoraria.

Some isso tudo ao preço do aquecedor em si, dos kits de exaustão e de instalação, e da mão-de-obra de instalação dele para saber o quanto você vai investir no total.

A desvantagem do aquecedor a gás é o desperdício de água. A água que fica no encanamento entre o aquecedor e o chuveiro fica fria, então é preciso esperar toda essa água correr para começar a vir água quente.

O chuveiro elétrico não tem esse problema porque começa a aquecer a água imediatamente.

Se sua decisão for instalar o aquecedor, o próximo passo é definir as características do aquecedor ideal para a sua casa.

Capacidade

A principal diferença entre os aquecedores é o volume de água que eles são capazes de esquentar. Você pode encontrar em algumas lojas essa informação em número de duchas que ele pode atender, mas isso é um pouco relativo.

Primeiro, por causa da vazão das duchas e torneiras que você tem ou vai ter. Isso pode parecer besteira, mas a vazão de uma ducha pode variar muito.

Então para ter certeza da vazão certa para o aquecedor, o melhor jeito é verificar a vazão de cada ducha ou torneira que ele vai atender. Aí é só somar para chegar à vazão do aquecedor.

Isso significa que o aquecedor vai ser capaz de esquentar todos os elementos que você somou ao mesmo tempo. Se achou que o aquecedor com essa vazão total ficou muito caro, você pode pensar se todos eles realmente serão usados ao mesmo tempo.

Por exemplo, você tem 3 chuveiros, 3 pias com água quente nos banheiros e uma na cozinha. Você não precisa de um aquecedor que atenda a essa vazão total, pois muito dificilmente todos estarão abertos ao mesmo tempo.

Faça a conta pensando na necessidade real para o seu dia-a-dia.

Vazão mínima

Não é só a vazão máxima que importa. Alguns modelos têm uma vazão mínima de funcionamento.

Se você pretender aquecer torneiras com seu aquecedor, verifique essa informação nas especificações do produto (se não encontrar no site da loja, procure no site do fabricante). Você pode comparar a vazão mínima dele com a vazão das suas torneiras.

Ou seja, se a vazão da torneira for menor que a mínima do aquecedor, ela só será aquecida quando outra torneira ou um ducha for aberta ao mesmo tempo.

Para que isso não aconteça, é melhor comprar um modelo sem pressão mínima, ou que informe nas especificações que consegue atender torneira.

Pressão mínima e pressão máxima

Ao escolher um modelo, você vai ver que ele informa a pressão mínima e a pressão máxima de funcionamento. Mas como saber a pressão de água chegando até o ponto onde ele vai ficar na sua casa?

A água chega da rua com uma pressão alta, e em alguns casos vai para uma caixa d’água. Mas na hora que a água fica acumulada na caixa d’água, ela perde a pressão. Se a água para o aquecedor vem da caixa d’água, você tem que verificar a pressão mínima.

Nas informações do produto, o fabricante informa a pressão mínima em mca. Essa medida significa metros de coluna d’água.

Ou seja, se ele pede 10 mca, você precisa ter no mínimo 10 metros de diferença de altura entre o aquecedor e a caixa d’água. A pressão que vem da rua varia entre 10 e 50 mca.

Em prédios, os andares mais baixos têm mais pressão que os mais altos, mas mesmo nos mais altos a distância até a caixa d’água costuma ser suficiente. Então, quem vai precisar de um pressurizador geralmente é quem mora em casa.

Você pode optar por um chuveiro elétrico com pressurizador (mesmo tendo o aquecimento, ele precisa ser elétrico para pressurizar), ou por um pressurizador separado, próximo ao aquecedor.

Aquecedor a gás com pressurizador

Tipo de gás

Você pode ter um aquecedor a gás tendo gás encanado em casa ou botijão. Só fique atento a essa informação no modelo que escolher, pois cada um só funciona para um tipo de gás. Lembre-se:

Gás natural: gás encanado que vem da rua.

GLP: gás liquefeito de petróleo. É o que vem em botijão.

Digital ou mecânico?

O aparelho mecânico tem uma chama fixa, isto é, independente da quantidade de água passando por ele, a intensidade da chama permanece a mesma.

Se você está tomando banho e alguém abre outra ducha, você sente a água mais fria, e tem que ajustar isso manualmente, abrindo mais a água quente e menos a fria.

O aparelho digital tem um sistema de modulação da chama: se você tem uma ducha aberta e depois abre também uma torneira, por exemplo, ele ajusta a intensidade da chama para manter a temperatura ideal, que você pode escolher no aparelho.

Aquecedor a gás digital

Então os aparelhos digitais são muito mais práticos, mas também muito mais caros. Cuidado para não se confundir com visores digitais: um aparelho pode ser mecânico mesmo tendo um visor digital. Verifique a informação nas especificações do produto.

Tipo de exaustão e alimentação elétrica

Todo aquecedor a gás obrigatoriamente tem um duto levando os gases resultantes da queima para uma chaminé externa.

No caso dos aparelhos digitais, esse duto sempre tem uma ventoinha para forçar o fluxo dos gases em direção à chaminé. Com isso, o diâmetro do duto não precisa ser tão grande (verifique o diâmetro nas especificações do aquecedor pra comprar o duto certo).

No caso dos aparelhos mecânicos, existem opções de exaustão forçada e opções de exaustão natural. A exaustão natural acontece sem a ventoinha, e para isso precisa de um duto mais largo e com restrições de altura, distância e número de curvas até a chaminé.

Por isso a instalação desse tipo é mais delicada. É melhor ler a norma NBR 13.103 para garantir uma instalação segura.

A vantagem dos aparelhos mecânicos com exaustão natural é que eles praticamente não precisam de energia elétrica. Funcionam à base de pilhas, somente para a faísca inicial para a chama.

Assim, quem tem esse tipo de aquecedor não precisa se preocupar quando faltar energia.

Os kits de exaustão não vêm com o aquecedor, é preciso comprar à parte.

Qual a melhor marca de aquecedor a gás?

Bosch, Rheem, Rinnai, Komeco, Cumulus e Lorenzetti são algumas das principais marcas de aquecedores. Qual a melhor?

Bom, isso varia muito da experiência de cada um, e inclusive entre diferentes modelos da mesma marca. Minha sugestão: ao definir cada uma das especificações que vimos até agora, você já vai chegar a uma seleção menor de modelos que te atendem.

Compare os preços entre as marcas desses modelos, e depois faça uma busca no Google com o modelo escolhido procurando por reclamações ou testes.

O que mais preciso verificar?

Verifique também nas especificações do seu modelo: a voltagem, as dimensões e o diâmetro da conexão de entrada de água.

Certifique-se de que está tudo de acordo com o que você já tem preparado, ou considere essas informações se ainda for deixar os pontos para ele.

Os kits de instalação também não acompanham o aquecedor.

Ufa! É muito detalhe para verificar né? Espero ter esclarecido cada um da forma mais simples possível, para que você saiba como escolher o melhor modelo sem ter que virar técnico!

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de lavanderia ou explore outros ambientes.